Barbie – A boneca fashion mais preferida do mundo!

A boneca Barbie é sem dúvidas a mais preferida no mundo inteiro em se tratando de brinquedos. No mercado desde 1959, a Barbie conta com dezenas de biótipos e já teve mais de 180 profissões diferentes ao longo de sua história. O sucesso da Barbie deu a ela uma lucrativa extensão de seu nome, com roupas, sapatos, filmes, jogos, quadrinhos, família, amigos e até namorado.

Mais que um brinquedo, a boneca Barbie se tornou uma personalidade entre adultos e crianças. Ela foi “atriz” no filme Toy Story 3, tem sua própria conta no Instagram @barbiestyle com incríveis 2 milhões de seguidores e um canal no Youtube com mais de 10 mil inscritos. Além destes feitos, a Barbie já teve vestidos exclusivos, desenhados por grifes como Dolce & Gabbana, Calvin Klein, Versace e Giorgio Armani.

Barbie – aliada da representatividade.

Conhecida como a boneca loira, de olhos azuis e corpo de modelo, a Barbie tem mudado esse estereótipo e incorporado a representatividade ao longo dos anos.

Desde os anos 80, são produzidos exemplares que representam diversas profissões, sem contar as edições limitadas, como por exemplo, a Barbie patriota,  a astronauta que foi à lua antes do homem em 1965 e a engenheira robótica. Uma curiosidade é que a primeira boneca negra da linha foi criada em 1968, como uma amiga de Barbie, a Christie. Em 2016, a confecção da boneca passou por uma verdadeira revolução. Sem os padrões corporais tradicionais da Barbie, as bonecas passaram a ter sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados diferentes.

História da Barbie – Como surgiu a boneca Barbie?

A boneca mais vendida do mundo foi criada pela feminista Ruth Handler, esposa do fundador da Mattel, Elliot Handler. Informações de 2020 dão conta de que a Barbie já teve um bilhão de cópias vendidas e é a linha mais lucrativa da fabricante.

Um giro rápido pelo processo criativo da Barbie

Antigamente, em meados dos anos 50, era comum as crianças brincarem com bonecas de papel e dar a elas uma vida de adulto. Isso porque os bonecos, de fato, eram todos representações de crianças. Este hábito era repetido por Barbara, filha de Ruth e Elliot Handler.

Assim, nasceu a ideia de criar a primeira boneca adulta da história. O processo criativo se intensificou apenas nove anos mais tarde, quando em viagem à Europa, Ruth conheceu a boneca alemã, BildLilli. O protótipo do que viria a ser a Barbie foi redesenhado e alguns anos mais tarde, em 1964, após polêmicas e processos, a Mattel comprou os direitos sobre a precursora da Barbie e a produção de Lilli foi interrompida.

A Barbie foi lançada na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, e vendida por 3 dólares. A data – 9 de março de 1959 – foi fixada como aniversário oficial da boneca.

Barbie loira com sobrancelha vem alta e fina. Veste blusa branca em lese branco e colar de contas branco. E ainda brincos pretos em bolinha.

Barbie: A boneca mais famosa do mundo não para de inovar

Com tantos anos de história, a Barbie jamais perdeu seu posto de boneca mais querida do mundo. Enumeramos alguns lançamentos recentes e que se tornaram mega populares, além de incrivelmente criativos.

Barbie Pizzaiola

A Barbie Pizzaiola vem acompanhada de massinha de modelar para confeccionar pizza, ingredientes, ralador de queijo, um frigobar, balcão de vendas e um forno a lenha.

Barbie com animais

Existem vários modelos que acompanham animais, são os Pets da Barbie, especialmente cachorros. E são sempre muito pedidos pelas crianças. Se este acompanhante fizer cocô então, nem se fala. É o caso da Barbie Passeio com cachorrinho, por exemplo. A boneca vem com um cão que anda e faz cocô. E claro, vem também com pá e vassourinha para limpar as necessidades do amigo de quatro patas. E para cuidar dos seus pets temos uma Barbie Veterinária. Viu como as bonecas Barbies agradam todos os gostos?

Estas são apenas duas especificações das bonecas, que selecionamos para você, mas, se ficar curioso, pode pesquisar ainda sobre:

Barbie Treinadora de Futebol:

Esta Barbie vem com aluna para as aulas de futebol, bola, cones para exercícios, garrafa de água, gol, troféu e até maçãs verdes para a hora do intervalo do treino e não poderia faltar o apito que fica pendurado no pescoço da Barbie. A Barbie veste roupas azuis e chuteiras brancas. Excelente opção para aprender a importância do esporte e da disciplina. 

Barbie Professora De Arte:

Esta professorinha vai encantar as crianças com seus longos cabelos louros, avental de artista para ter os pincéis sempre à mão, legging preta e tênis branco, acompanha aluna de vestidinho jeans todo sujo de tinta com mochila rosa, cavalete com tela em branco, pincéis e paleta para misturar as tintas. Sem dúvida, um ótimo estímulo para a criatividade e a educação visual. 

Barbie Ginasta:

Esta Barbie ginasta é toda articulada com uma linda roupa de competição roxa e branca. O cabelo loiro vem em um belo coque alto. Nos pezinhos delicados, sapatilhas cor de pele e nas mãos, maças de ginástica rítmica. A união da arte com o esporte, trazendo beleza para as brincadeiras das crianças.

Barbie Chef De Bolinhos:

Barbie confeiteira em cozinha de confeitaria com muitos utensilios de confeitaria. Caixa para vender o bolo, massinha de modelar para fazer os doces, texturizador para os fondant dos bolos , saco de confeiteiro e espatula para servir o bolo. Além de prato de base alta para apresentar o bolo.

Uma cozinha completa para a confeitaria acontecer! Vem até com massinha de modelar para a criação de belos bolos que serão exibidos em belos pratos altos, estampador para dar ao acabamento dos bolos texturas personalizadas. E se a ideia for levar o bolo para a festa do cliente, vem até com caixa para o bolo. Tem saco de confeiteiro, espátula para servir o bolo e vários utensílios de confeitaria. A Barbie em vestido com avental de docinhos fará deliciosas sobremesas com a criançada ensinando empreendedorismo desde cedo.

Barbie Nat Geo Conservadora da Vida Selvagem:

Para os apaixonados pela vida selvagem, esta Barbie vai transportar a brincadeira para um documentário do National Geographic, talvez na África, talvez na Índia, onde a imaginação mandar. Esta Barbie tem cabelos castanhos com rabo de cavalo baixo, cabelo repartido de lado, camisa de manga longa com botões e logo do Nat Geo. A calça é de sarja marrom e nos pés, sapatos verdes para muitas caminhadas e expedições pelas savanas. 

E muito, muitoooo mais! É um universo cheio de história, de empoderamento e beleza para todos os nichos, não apenas para as crianças. A Barbie conquistou os corações de muitas gerações e continuará encantando com sua esperança e promessa de uma vida linda e cheia de glamour. Afinal de contas, quem nunca sonhou em ser a Barbie ou namorar a Barbie? Aproveite este universo!!