Você sabia que as crianças que não são incentivadas a se expressar podem ter dificuldades no desenvolvimento da linguagem? Por essa razão, é importante saber como estimular a fala do bebê desde cedo. É ai que entram os brinquedos interativos.

Nessa fase, além conversar com seu filho e contar histórias, os pais também podem contar com o apoio de brinquedos interativos que são excelentes para brincadeiras na primeira infância. Acompanhe o artigo e entenda mais!

A importância de brinquedos interativos para bebê

O desenvolvimento da fala é um dos momentos mais esperados pelos pais. Por volta dos seis meses, os bebês já emitem sons, como os tão desejados “mama” e “papa”.  Porém, as primeiras palavras só surgem por volta dos 12 meses, mas é importante estimular a fala do bebê desde mais cedo.

Com a adoção de algumas práticas e jogos que apoiam a linguagem, é possível ajudar o neném:

  • no processo de aprendizado;
  • a pronunciar as primeiras palavras;
  • a criar um vocabulário cada vez mais rápido.

Nesse processo de aprendizagem, os brinquedos interativos são essenciais. Isso porque, por meio do brincar, os pequenos desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais e motoras. Além disso, há o estímulo para a formação de personalidade, valores e raciocínio.

3 opções de jogos interativos para estimular a fala do bebê

Para incentivar que seu filho forme as primeiras sílabas e palavras, é fundamental proporcionar um ambiente rico em linguagem, com conversas, leituras e brinquedos para bebê que proporcionam interação.

Veja agora algumas opções para seu filho:

1. Brinquedos interativos musicais

Brinquedo Interativo de Atividades - Dance Comigo - Elefante

A música ajuda a estimular a fala e a audição, além do mais, os bebês adoram cantar e dançar. Por essa razão, os brinquedos musicais são boas opções para a primeira infância.

O Relógio Musical Infantil é ideal para quem busca por um brinquedo mais simples, que emite sons de animais, músicas e até números.

Outra alternativa interessante e mais completa é a Figura de Atividades Elefante Dance Comigo, que toca melodias alegres, possui efeitos sonoros e ainda dança, com movimentos que encantam e estimulam o bebê. 

2. Brinquedos de atividades

Brinquedo interativo Amigo Robô

Os brinquedos e jogos interativos que estimulam atividades e ações no bebê também incentivam a formulação de palavras. 

Uma das opções é o brinquedo com luz e som Amigo Robô, um brinquedo completo que estimula a visão, audição e o tato ao falar frases e mostrar imagens e desenhos em sua tela de LED. Também ensina formas e números de 1 a 10.

Os blocos de montar, como o do bloco de montar Toy Story – Aprendendo as Cores, também são excelentes para o incentivo do desenvolvimento da linguagem, pois envolvem interação social, imaginação e resolução de problemas, além de apresentar cores e formas de modo prático.

3. Brinquedos bilíngues

Brinquedo interativo Brinquedo de Atividades - Vendinha Bilingue

A partir de um ano, os bebês já podem ter contato com brinquedos interativos bilíngues. Assim, os pequenos aprendem, de forma divertida, algumas palavras em outro idioma.

A Vendinha Bilíngue, da marca Chicco, ensina os bebês a reconhecerem nomes e sons dos animais, além de cores e números, em dois idiomas (português e inglês). 

Agora que já conhece algumas opções de jogos para estimular a fala do bebê, acesse a Bumerang Brinquedos para proporcionar os melhores produtos para a primeira infância do seu filhos!

Aproveite!