O Dia das Crianças está chegando, com mais um ano em que se segue a tradição de presentear os pequenos e homenageá-los. Só que você sabe de onde surgiu essa data? E tem ideia de como ela costuma ser comemorada em outros países do mundo? 

Essa data é sempre muito aguardada pelos pequenos, e também costuma estar no radar dos pais e familiares. Mas você sabia que esse hábito de dar presentes é algo que não existe em vários países? E mais: em certos países, o Dia das Crianças é comemorado em junho ou até em novembro! 

Quer saber de tudo? Então, fique de olho a seguir para conferir as 5 curiosidades que você não conhecia sobre o Dia das Crianças

1. O que vende mais no dia das crianças

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgou em 2018 qual é o ranking dos tipos de presentes mais comuns durante o Dia das Crianças. Sem surpresas, os brinquedos ficaram em primeiro lugar

Em seguida, vêm as roupas, calçados, jogos e livros. Então, quem não ganha um brinquedo tem grandes chances de ganhar uma camiseta, bermuda ou tênis. 

2. Dia das Crianças ao redor do mundo 

Você sabia que o Brasil é o único país em que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro? 

A data está presente no calendário da maioria dos outros países, mas as datas mais comuns são 1 de junho e 20 de novembro

A primeira é a data em que ocorreu a Conferência Mundial para o Bem-estar das Crianças pela ONU. Já a segunda é uma referência à data da publicação da Declaração dos Direitos da Criança pela ONU em 1959. 

3. Chegada do dia das crianças ao Brasil 

O Dia das Crianças é uma data prevista no calendário do Brasil desde a década de 1920

Nessa época, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs à câmara a inclusão de uma data para homenagear as crianças no calendário. Com a aprovação do projeto , a data entrou oficialmente para o calendário nacional em 1924.

Só que o hábito de presentear as crianças só veio na década de 1960, quando as lojas de brinquedos começaram a realizar promoções fazendo referência à data. Aí, os pais foram fisgados e a tradição se criou! 

4. Duas datas de dia das crianças no Japão 

No Japão, existem dois Dias da Criança. Um para as meninas, e outro para os meninos. Essa tradição é bem antiga, vindo desde pelo menos o século 8. 

No Dia das Meninas, havia o Festival das Bonecas, em que os japoneses decoram as casas com belas bonecas de cerâmica e outros materiais. 

No Dia dos Meninos, as famílias tinham a tradição de erguer bandeiras em formato de carpa para desejar que seus pequenos crescessem fortes e saudáveis. 

5. Sem presentes no dia das crianças

Dar presentes para as crianças nessa data não é algo comum em todo o mundo como é no Brasil. Por exemplo, na Tailândia, a celebração é totalmente voltada a destacar a importância das crianças para o futuro do país. 

Enquanto isso, na Austrália, a semana toda tem comemorações voltadas a integrar as famílias e suas crianças, integrando atividades escolares e da comunidade. 

E aí, curtiu as curiosidades sobre o Dia da Criança? Como você pôde ver, tem muita história e riqueza cultural associados a esse dia no Brasil e pelo mundo. Agora você já sabe que essa data vai muito além de simplesmente comprar presentes para os pequenos. Você tem alguma lembrança inesquecível de um Dia das Crianças? Então, deixe um comentário contando sua história! E se precisar, temos ideias para agradar os pequenos no dia das crianças.