Jogar dominó é um passatempo que une gerações e tem um legado importante em sua história. Uma dúvida muito comum está relacionada a se dominó é jogo de tabuleiro. Você já parou para pensar nisso?

Quando falamos de jogos de tabuleiro, é comum pensarmos em exemplos como Banco Imobiliário, War, entre outros. No entanto, esses são apenas alguns dos vários tipos de jogos de tabuleiro que existem.

Apesar de muita gente jogar e gostar de dominó, é possível que nem o enxerguem como um jogo de tabuleiro. Afinal, onde está o tabuleiro? E os dados? É sobre isso e muito mais que você irá aprender neste artigo.

Está se perguntando se dominó é jogo de tabuleiro? Tire essa e outras das suas dúvidas a seguir:

Dominó é jogo de tabuleiro?

Sim, o dominó é jogo de tabuleiro.

Afinal, existem jogos de tabuleiro de diversos tipos, inclusive aqueles que não precisam de um tabuleiro para funcionarem.

É comum que usemos o termo jogo de tabuleiro para se referir a qualquer tipo de brincadeira que envolva quaisquer objetos e elementos com um ou mais jogadores.

Dessa forma, podemos dizer que, sim, o dominó é jogo de tabuleiro. Ele apenas não se encaixa na mesma categoria do que os tradicionais, como Banco Imobiliário e Imagem e Ação.

De onde surgiu o dominó?

O dominó teve a sua origem na China, na época da Dinastia Yuan (1271–1368). Já foram encontrados escritos que descrevem as características do jogo, mas que traziam peças e inscrições um pouco diferentes das que conhecemos.

Com o passar dos anos, o dominó ressurgiu na Europa. Ele foi da Itália até a Inglaterra no início do século 18, logo ganhando a preferência do resto do mundo. Esse formato é o que conhecemos, sendo um derivado do chinês.

Existe mais de um tipo de jogo de dominó?

As peças de dominó também podem ser usadas para outros tipos de jogos, como os que costumam usar baralhos.

Aliás, existem várias adaptações de jogos de cartas que usam peças de dominó que foram criadas em certas regiões em que a religião proíbe o uso de baralhos. 

Por exemplo, é possível jogar paciência usando uma adaptação especial de peças de dominó.

De quais materiais são feitas as peças de dominó?

As peças de dominó costumam ser feitas de três materiais principais: madeira, osso ou marfim. Em todos os casos, a prioridade é contar com superfícies planas o suficiente para que seja possível marcar os pontos numerados.

Além disso, claro, existem modelos especiais de peças de dominó feitos com materiais ainda mais especiais. Versões de luxo costumam usar pedra-sabão, granito ou até mesmo mármore. Chique, não é?

Agora você já sabe que dominó é jogo de tabuleiro e várias outras curiosidades sobre esse jogo tão cativante. Ele tem uma grande importância para a história da popularização dos jogos de tabuleiro pelo mundo, então é claro que tem um lugar de honra quando a discussão gira em torno desse assunto.
Falando em dominó, o que acha de rechear a sua coleção de jogos de tabuleiro? Aproveite para conhecer tudo o que a Bumerang Brinquedos tem a oferecer para a sua hora da diversão!