Ao falar de jogo de tabuleiro antigo, você provavelmente passa a relembrar aqueles que marcaram a sua infância, como o jogo War ou Banco Imobiliário. No entanto, nós podemos ir muito mais para o passado para descobrir as origens desse tipo de brincadeira.

Os jogos de tabuleiro não são uma invenção recente. Na verdade, eles fazem parte da história da Humanidade há milhares de anos, sendo que alguns dos primeiros deles existem até hoje. Talvez você até tenha algum em sua casa!

Em regiões como a China e a Índia, as pessoas já tinham o costume de se reunir em torno de um jogo para passar o tempo. Então, era natural que certas modalidades se popularizassem e virassem verdadeiras manias através dos territórios e das épocas.

Conheça a seguir alguns exemplos de jogo de tabuleiro antigo para descobrir o passado:

1. Gamão

O gamão é um dos jogos de tabuleiro mais antigos da história. Ele tem as suas origens em torno de 5 mil anos atrás, na região da Mesopotâmia (atual Irã).

O tabuleiro de gamão traz um caminho em reta que deve ser percorrido pelos jogadores. Conforme jogam os dados, novas casas são avançadas até que seja possível retirar todas as peças do tabuleiro.

O elemento estratégico do gamão está em antecipar os movimentos dos adversários enquanto se considera os seus próprios. Isso envolve bastante raciocínio lógico e matemática!

2. Dominó

Outro jogo de tabuleiro antigo que você provavelmente já viu em alguma praça por aí é o dominó. Ele usa pecinhas retangulares com pontos indicando valores numéricos. O objetivo é formar sequências conectando números iguais e, assim, eliminar todas as peças das mãos.

As primeiras menções a um jogo como o dominó vêm da China, na época da Dinastia Song. O formato moderno do jogo surgiu na Itália, durante o século 18.

Aliás, o nome “dominó” é derivado da denominação das fantasias usadas no famoso Carnaval de Veneza.

3. Ludo

Você já ouviu falar no Ludo? Esse é mais um exemplo de jogo de tabuleiro antigo que faz parte da nossa história.

O objetivo do Ludo é bastante simples: cada jogador tenta ir da casa de origem até a casa final com quatro peões. Isso requer dar uma volta inteira no tabuleiro antes dos adversários.

O Ludo é uma versão simplificada do jogo indiano Pachisi. Esse, por sua vez, foi criado na Índia no século 6. Com o passar dos anos, o jogo se popularizou entre os ingleses até ganhar uma patente como “Ludo” na Inglaterra em 1896.

4. Go

A China realmente inventava um bom número de jogos em sua Antiguidade, sabia? Outro exemplo disso é o Go, que surgiu há cerca de 2,5 mil anos por lá, sendo uma mania em todo o mundo até hoje.

O Go é um jogo de estratégia de dois jogadores em que o objetivo é conquistar mais território no tabuleiro do que o oponente. Isso acontece por meio da conquista das pedras, que têm as cores branca e preta para simbolizar cada jogador.

O que achou dessa viagem no tempo? Ao falar de jogo de tabuleiro antigo, existem vários exemplos de nomes que fazem parte da história e estão nas lojas até hoje. Da próxima vez que estiver no clima para uma disputa com a família ou os amigos, experimente propor algum desses jogos para se conectar com o passado.
Falando em jogo de tabuleiro, que tal conhecer o melhor lugar para comprar a próxima diversão da família e dos amigos? É só acessar a Bumerang Brinquedos e conhecer as possibilidades!