O desenvolvimento da coordenação motora é algo bastante importante para todo mundo. É o que nos ajuda a manusear ferramentas e colocar as nossas ideias em prática com as mãos. Um jogo de tabuleiro clássico pode significar uma grande ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. Isso é altamente valioso não apenas para as fases iniciais da vida como também para pessoas de qualquer outra idade que precisem desse reforço.

E o melhor de tudo isso é que esse processo acontece durante horas e horas de diversão. Afinal, é muito difícil encontrar alguém que não goste de jogos de tabuleiro. É só escolher aquelas opções que têm algum foco em manipular e movimentar peças.

A seguir, veja quais são as nossas recomendações de jogos de tabuleiro clássicos para o desenvolvimento da coordenação motora.

Xadrez

O jogo de tabuleiro clássico Xadrez é um dos jogos de tabuleiro clássicos mais famosos do mundo. E ele também pode ajudar qualquer pessoa no desenvolvimento da coordenação motora.

Isso porque a movimentação das peças é fundamental para aplicar estratégias no tabuleiro. Também é importante saber como prever as decisões do oponente e se preparar para todos os cenários possíveis.

Jenga

Outra ótima opção de jogos de tabuleiro clássicos para o desenvolvimento da coordenação motora é o Jenga. Ele não traz um tabuleiro propriamente dito, mas é garantia de horas de diversão que exigem bastante concentração, estratégia e, claro, habilidades motoras dos jogadores.

Após montar a torre conforme as instruções da caixa, o objetivo de cada jogador é remover uma peça e colocá-la no topo. Isso vai ficando cada vez mais difícil conforme a base fica menos segura e a torre ameaça cair. Como você já deve imaginar, perde quem deixa a construção desmoronar.

Jogo da Pescaria

Que tal unir a paixão pela pescaria com jogos de tabuleiro clássicos? Você consegue tudo isso ao escolher o Jogo da Pescaria para a hora da diversão.

Com ele, vence quem consegue pescar mais peixes e pegar o mais pesado. Isso acontece com o uso de uma vara de pescar e um tabuleiro cheio de peixinhos. Ou seja, o desenvolvimento da coordenação motora é ativado ao tentar pescar mais que o oponente ao manusear a vara de pescar.

Pega Varetas

Quer mais uma opção de jogos de tabuleiro clássicos para o desenvolvimento da coordenação motora? Então, é só escolher o Pega Varetas, uma diversão que marcou época e é relevante até hoje.

Nele, não só a coordenação motora é desafiada como também a observação e a concentração. O objetivo é remover varetas sem mexer nas demais de forma alternada entre os jogadores. Para isso, é preciso sempre pegar aquelas que estão no topo. No entanto, nem sempre isso é fácil e pode representar grandes desafios.

Viu só como jogos de tabuleiro clássicos podem ser ótimas formas de potencializar o desenvolvimento da coordenação motora? É só escolher aquelas opções que parecem mais interessantes e rechear as suas sessões de jogatina.
Que tal saber onde encontrar as melhores ofertas de jogos de tabuleiro clássicos? É só passar na Bumerang Brinquedos e conhecer todas as opções disponíveis!