Você já ouviu falar no jogo de tabuleiro Ludo? Ele é um dos mais tradicionais desse meio, tendo as suas origens há muitos séculos, mas permanecendo relevante até hoje.

O tabuleiro do Ludo é inconfundível. As quatro cores dispostas em meio a casas quadradas tornou-se uma marca reconhecida para esse jogo.

Hoje, apesar de existirem vários derivados e versões alternativas, o jogo de tabuleiro Ludo clássico ainda é o preferido de muita gente. Você provavelmente conhece algum fanático por Ludo e talvez nem imagine!

Neste post, você aprenderá mais sobre esse clássico dos jogos de tabuleiro para se inspirar para a próxima jogatina. Aproveite!

A história do Ludo

O Ludo é um derivado de um jogo mais antigo, chamado Pachisi. Ele foi criado na Índia em meados do século 6. Os sinais mais antigos da existência do jogo foram encontrados em uma pesquisa arqueológica nas cavernas de Ellora.

Além disso, uma versão do jogo é descrita na literatura antiga da Índia, no épico Mahabharata. Na história, o protagonista usa um dado amaldiçoado de Pachisi e acaba perdendo tudo em um jogo contra um grupo de cinco irmãos.

Com o passar dos anos, o Ludo se popularizou entre os ingleses. Foi em 1896 que o jogo foi patenteado e distribuído pela primeira vez de forma comercial. A versão que temos hoje é uma adaptação modernizada dessa modificação dos ingleses.

Como jogar o jogo de tabuleiro Ludo

O tabuleiro de Ludo costuma ter quatro cores: verde, amarelo, vermelho e azul. Cada jogador escolhe uma delas e recebe uma peça para posicionar na mesa.

A cada jogada do dado, os jogadores podem mover as peças em cada uma das vias desenhadas no tabuleiro. É possível capturar uma peça do inimigo se obtiver o número exato que posiciona o jogador sobre ela.

O objetivo do Ludo é dar uma volta completa ao longo dos espaços dispostos no tabuleiro. É uma corrida, já que o primeiro a fazer isso vence a partida. 

A sorte e estratégia no Ludo

Como qualquer outro tipo de jogo que envolve o uso de dados, o Ludo tem um elemento de sorte. Ou seja, um jogador pode ter muito azar e não conseguir os números necessários para permanecer na disputa.

No entanto, há também um forte elemento de estratégia e antecipação dos movimentos dos oponentes. Afinal, é capturando as peças dos oponentes que é possível alcançar a vitória de forma mais eficaz no tabuleiro.

Dessa forma, os jogadores precisam tomar decisões certeiras e contar com uma ajudinha da sorte para terem sucesso.

3 opções de Ludo

Jogo – Damas, Ludo e Trilha – Pais & Filhos

jogo de tabuleiro ludo

Jogo – Ludo – Dama – Trilha – Pais & Filhos

jogo de tabuleiro ludo

Jogo Grandes Jogos Pais & Filhos

jogo de tabuleiro ludo

O que achou da proposta do jogo de tabuleiro Ludo? Sendo um dos mais antigos da história, ele permanece relevante até hoje porque é super divertido e reúne todos os elementos necessários para disputas emocionantes. Então, da próxima vez que estiver no clima para um jogo de tabuleiro, considere mergulhar no mundo do Ludo.
Você pode encontrar o jogo de tabuleiro Ludo e outras opções de diversão na Bumerang Brinquedos. Basta acessar o site e conhecer as opções disponíveis!