Você provavelmente já ouviu falar ou até curtiu o jogo de tabuleiro War. Ele é um dos mais famosos de seu tipo e costuma marcar presença em muitas reuniões de amigos e familiares.

Esse é aquele jogo clássico de conquista de territórios. Você tem uma missão em mãos e precisa construir exércitos para dominar o mundo. É o tipo de regra fácil de entender que une tantas gerações e dá origem a várias modificações.

Só que, mesmo com tanta popularidade, existem várias curiosidades e segredos sobre a história do jogo de tabuleiro War que talvez nem você saiba. Por exemplo, você sabia que ele foi inventado por um diretor de cinema? E que existe até uma versão temática de WAR Vikings

Você tem curiosidade de aprender mais sobre o jogo de tabuleiro War? Então, confira as informações do artigo a seguir e divirta-se!

A história do jogo de tabuleiro War

O jogo que conhecemos como War originalmente se chama Risk no resto do mundo. Ele foi inventado em 1957 pelo cineasta francês Albert Lamorisse. Ele vendeu a ideia para a gigante dos brinquedos norte-americanos Parker Brothers, que deu a ele o nome de Risk e o lançou oficialmente em 1986.

Aqui pelo Brasil, a Grow se inspirou Risk e o lançou como War em 1971. Ele foi o primeiro jogo de tabuleiro de estratégia que existiu no país. Só que a marca de brinquedos Hasbro comprou os direitos do Risk original e lançou-o por aqui com uma tradução do nome, Risco.

Nas primeiras edições, as peças do tabuleiro eram cubos de madeira de diferentes cores, para representar os soldados de cada nação. As dezenas eram representadas por prismas triangulares do mesmo material. Nos anos 1990, começaram a surgir as primeiras peças de plástico 

As regras do jogo de tabuleiro War

O objetivo do jogo de tabuleiro War é conquistar os objetivos das cartas retiradas no início da partida. Alguns exemplos são a conquista de todos os territórios ou alguns deles, além da possibilidade de eliminar determinados oponentes específicos.

Cada jogador coloca seus exércitos em seus territórios e, a cada turno, toma decisões sobre quais fronteiras atacar para conquistar novas nações. Os embates são vencidos por quem tem mais tropas a partir de decisões definidas em turnos.

Na Bumerang Brinquedos, existem 4 opções de WAR disponíveis:

Quando um jogador tem todos os seus exércitos eliminados, ele deixa a disputa. A partida de War continua até que todos os demais sejam eliminados ou que um deles alcance o objetivo da missão definida no início.

Curiosidades sobre o jogo de tabuleiro War

Estando tantos anos no mercado, o War tornou-se um dos jogos de tabuleiro mais famosos do Brasil e do mundo. Com isso, ele se desenvolveu de várias formas diferentes.

Com o passar dos anos, foram surgindo novas variações do jogo de tabuleiro War original. Um dos destaques é o War Vikings. Como o próprio nome já adianta, ele consiste em colocar os jogadores no papel desses generais ferozes com seus territórios históricos.

jogo de tabuleiro WAR Vikings

A Grow também disponibiliza o jogo War de forma digital. Os fãs podem adquirir o jogo para PC e tablets, contando com todos os recursos da versão física. O diferencial é poder disputar com outras pessoas pela internet, mas também é possível jogar com os outros usando o mesmo aparelho.

Existe também uma “continuação” de War, chamada de War II. Na verdade, ela é uma atualização do original com novas regras e possibilidades, dando mais liberdade aos jogadores para criarem estratégias vencedoras.

jogo de tabuleiro WAR II

É difícil encontrar alguém que não tenha lembranças boas do jogo de tabuleiro War. Agora você já sabe mais sobre ele e pode ir para a sua próxima partida com muito mais confiança para conquistar os exércitos dos outros jogadores. Lembre-se sempre de ter o seu objetivo em mente e traçar as melhores estratégias para alcançá-lo.


Quer saber onde encontrar as várias versões do jogo de tabuleiro War para a diversão entre amigos e família? Basta conferir as opções disponíveis na Bumerang Brinquedos! Leia também vários artigos sobre jogos de tabuleiro no blog.