Você provavelmente conhece o jogo Uno e até já se divertiu com esse baralho ao lado de amigos e familiares, mas sabe qual a origem? A história do Uno é bastante interessante e surgiu de uma briga entre pai e filho, acredita? 

Para conhecer mais sobre como foi a criação do jogo, acompanhe este artigo!

História do Jogo Uno

O jogo Uno surgiu em 1971, na cidade de Reading, nos Estados Unidos, a partir de uma briga entre Merle Robbins e seu filho, Ray.

Os dois costumavam jogar ‘Oito Maluco ‘, um jogo de cartas clássico. Porém, Merle não concordava com algumas regras e queria jogar de um jeito diferente. Ray, por sua vez, insistia em seguir as normas originais ao pé da letra.

Esses embates fizeram Marle ter a brilhante ideia de criar um novo baralho — que hoje conhecemos como jogo Uno. Toda família adorou as mudanças e rapidamente adotaram o novo baralho.

A brincadeira vira o jogo Uno

Mas não parou aí. Os Robbins identificaram que essa criação poderia ser uma oportunidade de ganhar dinheiro. Como Merle era barbeiro e já tinha uma clientela, facilmente poderia vender seu novo baralho.

Após economizar 8 mil dólares, a família conseguiu produzir 5 mil baralhos de Uno para vender na barbearia. E não é que a estratégia deu certo?

Rapidamente, o baralho colorido se tornou uma febre na cidade em que moravam, e os direitos autorais do Uno foram comprados por uma grande empresa. Com isso, o jogo Uno que conhecemos hoje se popularizou pelos Estados Unidos e, em seguida, por todo o mundo.

Jogo Uno e os tipos de baralhos

Ainda que Robbins seja reconhecido como o nome dos seus criadores, com a venda dos direitos autorais, o baralho passou a ser comercializado por diferentes marcas, como é o caso do Jogo Uno da Copag, no Brasil.

Inclusive, já é possível encontrar variações desse clássico, como o Jogo Uno Stacko. Nesta versão diferenciada, os participantes devem agrupar blocos de empilhar (que representam as cartas) em uma torre.

Jogo UNO Stacko

Quanto mais alta fica a torre, mais difícil de equilibrar as peças. Vence quem conseguir ficar sem nenhum bloco. Também há peças de ações similares ao Uno, como o +2 (para a compra de dois blocos) e o bloqueio de jogada (que pula a vez do jogador da sequência).

Como jogar Uno?

O jogo Uno pode ter dois até dez participantes, e o principal objetivo é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão. Quando possuir apenas uma carta, não esqueça de gritar “UNO”.

Todos os jogadores começam com sete cartas e devem combinar cores e números até se livrarem de todas. 

Jogo UNO

É possível usar cartas especiais para atrapalhar seus oponentes, como ‘+4’, ‘+2’, que fazem o jogador da sequência comprar o número de cartas indicado, deixando-o mais longe da vitória.

Garanta seu jogo Uno na loja Bumerang

Gostou de conhecer a história do Uno? Para levar diversão a toda família ou ao seu grupo de amigos, garanta seu jogo Uno na loja de brinquedos Bumerang.