Conheça 5 jogos de tabuleiro para raciocínio lógico que ajudam as crianças em seu  desenvolvimento

Os jogos de tabuleiro são velhos conhecidos para muitas pessoas, mas em um mundo cada vez mais tecnológico, o hábito de brincar com jogos tradicionais acaba se tornando raro.

Sabemos que eles são divertidos, contudo, os jogos de tabuleiro vão além do divertimento e podem ter grande importância para o desenvolvimento lógico de uma criança. 

Estudos mostram que esse tipo de jogo traz muitos benefícios, desde o desenvolvimento da criança até a prevenção – ou, pelo menos, retardamento – de doenças neurológicas em idosos, tal como o Alzheimer.

Mas em que, de fato, esses jogos de tabuleiro auxiliam as crianças?

Esses jogos envolvem um lado intelectual e lúdico, crianças conseguem aprender ao mesmo tempo em que se divertem. Elas trabalham importantes habilidades para o crescimento e entendimento da vida. Entre elas, temos aspectos sociais como: 

  • aprender a seguir regras, 
  • trabalhar em equipe, 
  • compartilhar, 
  • entender (e aceitar) que podemos perder ou ganhar.

Já do lado cognitivo, os jogos de tabuleiro incentivam as crianças a trabalharem mais o raciocínio lógico envolvendo estratégia, criatividade e, às vezes, até matemática. Desta forma, os pequenos conseguem exercitar o pensamento que envolve memória e muita concentração.

Abaixo listamos 5 jogos de tabuleiros para raciocínio lógico para o desenvolvimento das crianças.

Jogo Cara a Cara

No Jogo Cara a Cara, dois jogadores utilizam o raciocínio para descobrir a carta sorteada secreta que está com cada adversário através da ajuda de uma maquininha.

Você precisará ser rápido para vencer seu oponente e o cronômetro.

O jogo contém 100 cartas e 1 timer eletrônico, contudo, não há limite para o número de rodadas, então, você escolhe o tempo da diversão! 

Jogo da Memória com Números

Divertido e educativo, este jogo une dois clássicos em um: jogo da memória com números e dominó.

Para o jogo da memória, há 20 peças em madeira disponíveis e sem limite de participantes. Portanto, a diversão é garantida para todos.

Já para o dominó, há 28 peças em madeira para 2 a 4 jogadores participarem.

É indicado para crianças acima de 6 anos.

Quebra-Cabeça Infantil

O quebra-cabeça infantil é um jogo clássico para crianças se entreterem e explorarem a agilidade mental. Ele envolve concentração, raciocínio, lógica, criatividade e, claro, muita diversão!

Com diversas opções de tamanho e peças, os quebra-cabeças podem conter imagens de pontos turísticos do mundo, personagens de filmes ou desenhos que ficarão à sua escolha.

Jogo da Memória de Frutas 

Esse jogo de memória de frutas contém 42 peças com imagens de diversas frutas para as crianças brincarem e aprenderem.

É indicado para crianças entre 3 a 4 anos a desenvolverem habilidades de concentração, memorização e aprendizado.

Quebra-Cabeça Harry Potter 

Este quebra-cabeça é indicado para todos os fãs de Harry Potter e o mundo bruxo.

Com 350 peças, o quebra-cabeça panorâmico Harry Potter inclui o brasão de todas as casas de Hogwarts para montar a peça: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa.

Indicado para crianças acima de 8 anos, é uma ótima opção de passatempo divertido e, ao mesmo tempo, racional.