Um dos brinquedos favoritos das crianças, a massinha de modelar dá asas à imaginação e diversão aos pequenos para que eles expressem o que estão sentindo. Ela aguça os sentidos da criança como a visão e o tato. Através deles é possível descobrir cores, criar formas, combinações, texturas, movimento e imaginação.

3 formas criativas de brincar com massinha de modelar 

1. Criando formas com a massinha de modelar 

Faça um círculo bem grande, forme um retângulo ou crie muito mais formas geométricas com a massinha de modelar. 

É possível usar o barco como criação de formas, mas sempre diferenciando as cores dos objetos. Para isso, faça um círculo grande, coloque ele sobre a mesa, aperte até ficar fino e, após, dobre ao meio formando a base do barco.

Em seguida, forme um retângulo para ser a parte superior, depois faça pequenos círculos simbolizando as janelas do barco e, por último, use o triângulo como bandeira.  

É fácil, simples e divertido. Além de, claro, ajudar a desenvolver o lado cognitivo da criança.

2. Faça objetos tridimensionais com massinha de modelar

Tanto na escola, como em casa, há possibilidades de criar castelos, carrinhos, barcos, montanhas, pirâmides e muito mais. Com quatro cores diferentes de massinhas é possível construir um castelo e, ao mesmo tempo, mostrar as formas geométricas: o paralelepípedo como a base do castelo; o cilindro formando as torres e colunas; as pirâmides e cones projetando os telhados e varandas; o quadrado formando as janelas.

Depois que a criança modelar o seu castelo, separe cada objeto e de uma forma dinâmica – explicando cada item até que tudo esteja memorizado – monte e desmonte o castelo quantas vezes for preciso. 

3. Brincando de massinha de modelar e aprendendo matemática 

Pegue 10 copinhos de massinha de modelar, coloque um ao lado do outro, escreva os números na frente de cada copo, sendo os números de 1 a 10, logo em seguida, forme bolinhas pequenas ou médias. Depois que tudo estiver pronto, peça à criança que jogue as bolinhas dentro de cada copinho.

Exemplo: copo 1, coloque uma bolinha; copo 2, jogue duas bolinhas e, assim por diante, até a criança memorizar os números, após isso, pegue dois copinhos e aplique contas de matemática, em seguida, pergunte a criança: se no copo 3 tem três bolinhas e no copo 5 tem cinco bolinhas, quantas bolinhas tem nos dois copos?

A criança, de uma maneira alegre e espontânea, irá responder e ao mesmo tempo aprender sobre números e matemática. 

Massinha Play Doh Festa do Hamburguer – Hasbro 

A massinha é ideal para a imaginação e diversão. As crianças poderão criar pratos de comidas utilizando todas as ferramentas inclusas no Play Doh Massinha Festa do Hambúrguer que são:

  • 01 grelha;
  • 01 rolo;
  • 01 espátula;
  • 01 ferramenta decoradora com trilho;
  • 02 pratos e 02 potes de massinhas de modelar Play-Doh

É indicado para crianças entre 3 e 4 anos. A diversão está garantida para os pequenos cozinheiros!