Você está se perguntando o que são jogos de tabuleiro? Eles são jogos que geralmente trazem peças físicas, um tabuleiro de jogadas e outros elementos para criar uma disputa entre vários jogadores.

Sabe o Banco Imobiliário? War? Xadrez e dama? Esses são apenas alguns exemplos de jogos de tabuleiro que atravessam gerações.

Jogos de tabuleiro são uma das diversões mais tradicionais que existem. Antes de existirem os vídeo-games e os serviços de streaming, as pessoas podiam curtir horas de diversão em casa com esses brinquedos. E hoje eles estão mais relevantes do que nunca.

Isso porque a tecnologia e o desenvolvimento dos jogos permitiu abordagens cada vez mais inovadoras para eles. Então, é possível encontrar jogos de tabuleiro de vários estilos diferentes, o que garante que certamente terá algum com o seu jeito.

Quer saber mais sobre o que são jogos de tabuleiro? Então, fique de olho no post a seguir!

Como surgiram os jogos de tabuleiro?

Para saber o que são jogos de tabuleiro, o primeiro passo é entender de onde eles vieram. Há registros deles por toda a Antiguidade, sendo encontrados até em alguns sítios arqueológicos. Por exemplo, sinais de alguns jogos já foram encontrados em tumbas de faraós do Antigo Egito.

O jogo Gamão, por exemplo, surgiu há cerca de 5 mil anos na Mesopotâmia. Outro jogo, o Go, teve seu surgimento na China alguns séculos depois.

O formato moderno dos jogos de tabuleiro teve a sua popularização no Ocidente a partir do século 17. Foi nessa época em que começaram a ser vistos como uma diversão de alta classe para, séculos depois, virarem produtos em alta distribuição.

Os jogos de tabuleiro tiveram um boom recente em popularidade com o surgimento da internet. Por meio dela, os jogadores podem ficar sabendo das novidades desse segmento e até comprarem os produtos que desejam.

Quais os jogos de tabuleiro mais famosos?

Quando falamos em jogos de tabuleiro, é impossível não associar a ideia a algum dos que marcaram a história recente.

Um exemplo disso é o jogo de tabuleiro War, também conhecido como Risk. Nele, os jogadores devem dispor seus exércitos em territórios do mundo e conquistar os espaços dos oponentes. Enquanto isso, precisam proteger suas próprias nações contra ataques.

Outro exemplo é o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário. Baseado no estrangeiro Monopoly, ele coloca os jogadores no papel de empresários responsáveis pelo setor imobiliário de uma cidade. Entre aquisições e investimentos que não dão certo, eles precisam se dar bem e falir os concorrentes.

Por fim, existe o famoso Jogo da Vida. Os jogadores se encarregam de tomar as melhores decisões para viverem uma vida completa e consolidarem suas famílias nos espaços do tabuleiro. A cada rolar dos dados, novos acontecimentos marcam suas histórias.

Falar sobre o que são jogos de tabuleiro significa discutir esses itens fundamentais para o entretenimento ao longo de várias gerações. Todo mundo tem um ou mais jogos que marcaram suas infâncias e permanecem parte de suas vidas. Agora, que tal se reconectar com esses passatempos tão divertidos?
Quer saber onde encontrar esses e vários outros jogos de tabuleiro incríveis para garantir a sua diversão? Basta acessar a Bumerang Brinquedos e conferir as opções!