Certamente você tem ou já teve aí na sua casa um quebra-cabeça, mas de onde surgiu este passatempo e com qual propósito? Você sabe?

Vamos contar tudinho e deixar este passatempo ainda mais interessante, depois que você souber como foi criado e as infinitas possibilidades que dá para criar com os quebra-cabeças.

O que o quebra-cabeça tem a ver com a cartografia?

Os  créditos  da  criação  do  quebra-cabeça  são  dados  quase  que  por  unanimidade  ao cartógrafo  inglês  John  Spilsbury.  Há  alguma  controvérsia  e  dizem  por  aí  que  o brinquedo teria sido inventado antes, mas sem evidências, mantemos Spilsbury como seu inventor por volta de 1760. Por isso a ligação do quebra-cabeça com a cartografia, certo?

A história foi mais ou menos a seguinte: o cartógrafo criou um mapa em madeira, cortou os países em suas fronteiras e sem querer ou querendo, criou um dos brinquedos mais populares do mundo. A ideia era ajudar as crianças a aprender mais sobre geografia e virou um sucesso para esta e muitas outras finalidades.

O nome dado ao brinquedo didático pelo criador foi “mapa dissecado” e com o passar dos anos, foi sendo modificado tanto no material quanto no nome, passando a chamar “jigsaw puzzles” traduzindo para o português “quebra-cabeça”.

Quebra-cabeça – Um brinquedo caro e de processo demorado

Quem diria, mas é isso mesmo. Na época em que foi criado, o quebra-cabeça utilizava como matéria-prima, a madeira. O processo levava bastante tempo para ser concluído o que encarecia o produto.

Após  a  Segunda  Guerra  Mundial,  os  quebra-cabeças  de  madeira  entram  em  um profundo declínio e o brinquedo passou por uma evolução. Por volta de 1932 começou a ser produzido em papel cartão. A diminuição nos custos de produção fez do quebra- cabeça, um brinquedo muito mais acessível.

O sucesso foi tão grande, que o quebra-cabeça além de ser utilizado de forma educacional para  as  crianças,  passou  rapidamente  a  se  popularizar  como  um  passatempo  para todas  as  idades.  Fábricas  no  mundo  inteiro  começaram  a  produzir  e  vender  esse brinquedo para adultos e crianças.

Mas,  a  perfeição  dos  encaixes  como  conhecemos  hoje  em  dia,  só  aconteceu  100 anos depois   de   sua   criação,   com   a   Revolução   Industrial,   quando   foram   criadas  as ferramentas necessárias para fazer um corte mais preciso das peças.

Curiosidades sobre o quebra-cabeça

Maior quebra-cabeça do mundo

O maior quebra-cabeça do mundo, lançado comercialmente em 2011 recebeu o nome de: “Keith Haring: Double Retrospect”. Ele possui 32.256 peças, mede aproximadamente 5,44m x 1,92m e sua embalagem pesa cerca de 17 kg;

Quebra-cabeça mais dificil de montar

  Um dos quebra-cabeças considerados mais difíceis de montar trata-se de uma

reprodução do quadro “Convergence”, de Jackson Pollock;

Quebra-cabeça contra depressão

 Durante a Grande Depressão, em 1929, o quebra-cabeça tornou-se uma válvula de escape para a população. As pessoas montavam o brinquedo para esquecer os problemas (momentaneamente) e para ter a sensação de realização ao concluir a montagem.

E por falar na Grande Depressão, foi nesta época que muitos desempregados como arquitetos, carpinteiros e pessoas com habilidades manuais, começaram a cortar quebra-cabeças em casa e utilizar o produto como meio de sustento, vendendo ou alugando.

Hoje em dia, há uma infinidade de tipos, tamanhos, formatos, materiais e preços de quebra-cabeça. É só escolher o seu preferido e colocar a mão na massa.

Conhecendo a história por trás do brinquedo, certamente a diversão fica ainda mais completa, né? Agora conheça algumas opções para comprar hoje mesmo e aproveitar momento incriveis!

Algumas opções de quebra-cabeça para meninas e meninos

Quebra-cabeça para meninas

Barbie

Este quebra-cabeça da Barbie tem 24 peças. Então já dá para começar a brincadeira com as meninas a partir dos 4 anos. A linda Barbie de cabelos loiros nada no fundo do mar ao lado de cavalos-marinho, aguas-vivas, baleias  e peixinhos. Tudo isso com lindo fundo de conchas e algas marinhas.

Romero Britto

Das galerias do mundo inteiro para seu quebra-cabeça, este passatempo já é para as meninas maiores, a partir dos 10 anos. Conta com 1000 peças e ainda ajuda a construir a educação artística das meninas com combinações de cores e texturas feitas por um artista renomado.

Quebra-cabeça para meninos

Hot Wheels 

Os meninos também merecem a partir dos 4 anos, desenvolver o raciocínio com a paixão Hot Wheels. E este quebra-cabeça com 48 peças é a escolha certa para momentos de passatempo com uma imagem linda das cenas de cores fortes com azuis vibrantes.

Viagem Cósmica

A partir dos 10 anos com 1000 peças, uma viagem cósmica cheia de planetas e satélites incríveis vai deixar os meninos durante muito tempo viajando nas histórias de astronautas sonhando com ciência e astronomia. Excelente para incentivar os estudos das ciências e encorajar futuros engenheiros.

Agora ficou mais fácil escolher o passatempo ideal para seus momentos em família e também para os momentos de desenvolvimentos dos pequenos e pequenas. Aproveite!