O desenvolvimento da criança é a prioridade na educação infantil. Existem várias capacidades e competências importantes que podem ser aprimoradas a partir de certas atividades. Você sabia que o quebra-cabeça na educação infantil é uma delas?

Ou seja, o quebra-cabeça tem tudo para ser uma ótima ferramenta de aprendizagem para os pequenos. Seja ao usá-lo em sala de aula ou em casa com a família, as crianças podem desenvolver várias habilidades importantes para a vida dentro e fora da escola.

Quer saber como? Confira a seguir.

5 aspectos que tornam o quebra-cabeça na educação infantil muito importante

1. Foco e concentração

A educação infantil é um momento importante para ensinar as crianças a se concentrarem em suas atividades. Isso será essencial para o restante da vida delas, dentro e fora da escola.

Não dá para montar um quebra-cabeça sem foco e concentração. A tendência é que os pequenos exercitem essa competência durante a atividade e, assim, tenham mais facilidade para utilizá-la em outros contextos.

2. Raciocínio lógico

Há uma exigência cada vez maior para a formação de crianças craques em raciocínio lógico na educação infantil. Isso é algo que facilita muito na resolução de problemas e no aprendizado de várias disciplinas.

Ao dar um quebra-cabeça para uma criança, ela acabará desenvolvendo seu raciocínio lógico de forma natural. Afinal, ele é necessário para identificar as conexões das peças e visualizar a imagem completa.

3. Exercício de memória

A habilidade de memorização também é muito importante para a educação infantil. Realizar quebra-cabeças como parte do dia a dia é uma ótima forma de exercitá-la, já que é uma atividade que envolve lembrar da posição de cada peça e da imagem a ser construída.

Assim como nos demais casos, essa é uma habilidade que será muito importante para o desenvolvimento da criança em todas as disciplinas escolares.

4. Estreitamento das relações

Não é só de estudo que a criança deve viver na educação infantil. Também é necessário contar com atividades que estimulem os laços delas com os colegas e com a família. Felizmente, o quebra-cabeça também pode ajudar muito nisso.

Afinal, essa é uma atividade altamente colaborativa. Não tem disputa pela vitória, e sim um objetivo comum de chegar até a imagem completa.

5. Aprimoramento motor

Montar um quebra-cabeça é algo que exige cuidado ao manusear as peças e posicioná-las nos lugares certos. Isso acaba fazendo com que a criança desenvolva seu aspecto psicomotor. Essa é a habilidade de pensar e agir da forma que planejou.

Existem várias outras formas de exercitar essa capacidade tão importante, mas montar um quebra-cabeça é de longe a mais divertida. Além disso, é uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar, com os colegas ou a família.

O que achou desse potencial do quebra-cabeça para o desenvolvimento das crianças? Agora, resta considerar as preferências delas para escolher os melhores brinquedos que podem contribuir ainda mais para esses benefícios. Afinal, um dos maiores diferenciais do quebra-cabeça é que ele se adapta a todos os gostos.
Quer saber onde encontrar os melhores quebra-cabeças para todas as idades? É só passar na Bumerang Brinquedos e conhecer o catálogo de ofertas!